Quais são as etapas da jornada do cliente?
Então, quais são as etapas da jornada do cliente?
A jornada do cliente descreve o caminho do cliente até a compra. Em muitos casos, seus clientes não fazem uma compra imediatamente, mas passam um tempo conhecendo sua empresa de site ou de outro ramo.
Eles podem primeiro visitar seu website depois de clicar em seu anúncio nas mídias sociais . Em seguida, eles decidem baixar um de seus guias gratuitos e comprar seu produto ou serviço algumas semanas depois.
Compreender as etapas da jornada do cliente pode ajudá-lo a identificar onde seus clientes em potencial estão em termos de preparação para a compra, para que você possa fornecer os materiais de marketing certos.
Como resultado, você pode melhorar seus métodos de marketing e seu site para incentivar mais conversões e vendas para sua empresa.
Explicaremos cada etapa da jornada do cliente com mais detalhes abaixo, então continue lendo!
Etapa 1 da jornada do cliente: Conscientização
Quando os consumidores estão no estágio de conscientização, eles sabem que têm um problema ou ponto de dor que desejam resolver ou aliviar. Eles podem procurar recursos informativos ou conteúdo que os ajude a entender melhor seu problema.
Em outras palavras, os consumidores identificam o ponto problemático que desejam aliviar e decidem se é uma prioridade.
Exemplo de estágio de conscientização da jornada do cliente
Sally percebe que seu laptop está muito lento. Ela decide pesquisar “por que meu laptop está lento” no Google para pesquisar esse problema com mais profundidade. Ela descobre que vírus e malware podem estar causando seu problema.
Como Sally tem informações pessoais salvas em seu laptop, ela decide que esse é um problema que deseja corrigir rapidamente.
Como adaptar suas estratégias de marketing para o estágio de conscientização
Como os clientes em potencial no estágio de conscientização estão pesquisando seus problemas ou pontos problemáticos, é essencial criar conteúdo informativo que forneça a eles as informações de que precisam.
Pense em qual problema seus produtos ou serviços resolvem e as consequências se os consumidores decidirem não agir. Em seguida, crie conteúdo informativo, como artigos, postagens de blog ou vídeos que abordem esses problemas.
Em seguida, insira essas palavras-chave em seu conteúdo para ajudar seu site a ter uma classificação mais alta nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs) , para que mais consumidores possam descobrir sua empresa on-line.
Etapa 2 da jornada do cliente: consideração
Na fase de consideração, o cliente em potencial terá definido claramente seu problema e se comprometerá a resolvê-lo. Os consumidores normalmente começam a pesquisar etapas, processos e ações para resolver seus problemas.
Em outras palavras, quando os consumidores estão no estágio de consideração, eles buscam informações que lhes forneçam as ações que podem tomar para resolver seu problema.
Exemplo de estágio de consideração da jornada do cliente
Sally se compromete a consertar seu laptop lento. Ela começa a pesquisar possíveis passos que ela pode tomar para consertar seu computador.
Durante sua pesquisa, ela descobre que pode levar seu laptop a uma oficina de reparo de computadores local para uma correção única, instalar antivírus e software de segurança para uma correção única ou investir em software de segurança de computador avançado que proteja seu laptop para o longo prazo.
Como adaptar suas estratégias de marketing para o estágio de consideração
Nesta fase, é essencial destacar como seus produtos ou serviços resolvem especificamente os problemas de seu público-alvo e comunicar isso de forma eficaz em suas mensagens de marketing.
Por exemplo, você pode executar uma campanha publicitária de mídia social direcionada promovendo os benefícios de usar seus produtos e serviços para aliviar os pontos problemáticos dos consumidores.
Você também pode criar mais conteúdo personalizado, como guias para download, vídeos “como fazer” e artigos longos para mostrar as ações que os consumidores podem realizar para resolver seus problemas.
Etapa 3 da jornada do cliente: decisão
O último estágio da jornada do cliente é o estágio de decisão. Quando os clientes em potencial estão no estágio de decisão, eles se comprometem totalmente com uma solução ou método para resolver seu problema. Nesta fase, os consumidores começam a restringir sua lista de opções para encontrar o produto ou serviço certo.
Em última análise, o consumidor decidirá sobre uma empresa, produto ou serviço e fará uma compra para se tornar um cliente.