O que são as personas do comprador?

As personas do comprador são representações semifictícias do cliente ou cliente que você deseja investir em seus produtos ou serviços. Esses perfis representam os candidatos ideais ou o público alvo e são baseados em sua base de clientes atual e dados de mercado .

O que são buyer personas negativas?

As personas negativas do comprador são pessoas que você não deseja segmentar para se tornarem clientes. Estas são as pessoas que não são uma boa opção para o seu negócio.

Por exemplo, você pode vender relógios de mais de R$ 10.000 e ter estudantes universitários falidos visitando suas páginas de produtos, sonhando com seus relógios. Eles não são adequados para o seu negócio, pois provavelmente nunca serão convertidos.

Se você é uma empresa business-to-business (B2B) , pode ter empresas em determinados setores ou tamanhos específicos que não são adequados para sua base de clientes.

As personas negativas do comprador podem ajudá-lo a se concentrar em quem você deseja segmentar , sabendo quem você não deseja atrair com seu marketing.

Exemplos de personas do comprador: 3 exemplos de personas do cliente

Agora que você sabe como criar uma persona de comprador, vamos ver alguns exemplos para ajudá-lo a entender como suas personas de comprador ficarão depois de reunir todas as informações.

Muitas empresas criam pessoas fictícias e dão nomes aos seus perfis que representam segmentos de seu público-alvo. Neste exemplo, imagine que você possui um serviço de entrega de refeições tentando segmentar três tipos diferentes de pessoas.

Aqui estão essas personas de clientes:

Nadia, a empresária em movimento

  • Tem 25-28 anos
  • Passa longas horas em seu trabalho de vendas na cidade
  • Ela tem uma renda de $ 70.000 +
  • Ela não tem filhos e nenhum parceiro
  • Ela gosta de passar seu tempo livre relaxando e curtindo um bom livro

Eloise e Ronald, os pais ocupados

  • Eles têm 30-45 anos
  • Eles são casados
  • Eles têm dois ou mais filhos
  • Eles passam o tempo levando seus filhos a eventos esportivos, peças de teatro e muito mais
  • Eles trabalham em empregos de colarinho branco (advogados, analistas de computador, etc.)

Richard, o jovem e inexperiente confeiteiro

  • Ele tem 25 anos
  • Ele trabalha em um emprego de colarinho branco
  • Ele gosta de sair com os amigos e experimentar novos restaurantes
  • Ele é aventureiro e gosta de fazer atividades como caminhadas, mountain bike
  • Ele não tem filhos ou companheiro

Com essas três personas de marketing, você pode ver como cada pessoa tem detalhes específicos sobre elas que ajudam sua empresa a identificar quem você está segmentando.

Nesse caso, você criou perfis de pessoas que são ideais para o seu serviço de entrega de refeições: a empresária ocupada que não tem tempo para cozinhar, os pais ocupados e o preparador de refeições inexperiente. Todos esses perfis ajudam a identificar quem você está segmentando, para que você possa entregar as mensagens de marketing que melhor ressoam com eles.