Sinais de que seu site precisa de uma reformulação e revitalização
O site da sua empresa é sem dúvidas uma das ferramentas de marketing mais poderosas e é um dos melhores métodos para obter sucesso na era digital.
O design e a interface do site causam uma impressão imediata nos usuários, portanto, quando seu site parece estar desatualizado ou carece de recursos visuais atraentes, os usuários podem decidir que não confiam no site e abandoná-lo num piscar de olhos e você começará a ver os sinais de que seu site precisa de uma reformulação e revitalização.
Se você está vendo o engajamento do usuário diminuir, talvez seja hora de começar a pensar em reformular seu site. Essa pode ser uma decisão difícil para muitas empresas, pois elas podem não saber por onde começar esse processo, mas fique tranquilo confira abaixo os sinais de que seu site precisa de uma reformulação e revitalização (urgente).
1. Inconsistências em sua marca
É comum que as empresas mudem sua marca ao longo do tempo, à medida que seu mercado e público-alvo evoluem. É essencial garantir que seu site ofereça aos usuários a mesma aparência enquanto eles navegam em cada plataforma, desde seu site até as mídias sociais.
Ter uma marca consistente ajuda a reforçar visualmente sua empresa na mente do visitante, além de proporcionar uma sensação de conforto, aprovação e confiança. Esses sentimentos positivos percorrem um longo caminho para converter visitantes em leads e leads em conversões.
2. Seu site é difícil de navegar
A navegação do seu site é um elemento crítico para o seu sucesso. Ele funciona para informar aos visitantes onde eles estão, onde estiveram e mostrar a eles para onde ir. Ter uma desconexão em qualquer nível da jornada de um usuário pode levar a confusão, frustração e abandono do site. Isso geralmente leva a uma diminuição nas vendas e visitantes recorrentes, juntamente com um aumento de usuários frustrados e altas taxas de rejeição.
Felizmente, com um planejamento adequado e o uso de excelentes fundamentos de design de navegação, qualquer visitante poderá navegar em seu site com facilidade e ter uma ótima experiência.
3. Seu site não é responsivo
Esse é o maior dos sinais de que seu site precisa de uma reformulação e revitalização, se o seu site não tiver uma interface responsiva para celular/smartphone, a reformulação do seu site torna-se obrigatório (e não estou exagerando).
De acordo com pesquisas, em 2018, até 70% das consultas de pesquisa vieram de dispositivos móveis, imagina agora em 2023.
Se o seu site não for responsivo, o que significa que ele se ajusta automaticamente a telas e janelas de visualização de tamanhos diferentes, sua classificação nos mecanismos de pesquisa será reduzida drasticamente.
4. Seu site tem problemas de segurança
A segurança na internet é uma das últimas coisas em que muitas empresas e desenvolvedores pensam ao considerar se é hora ou não de reformular seu site; no entanto, este é sem dúvida um dos aspectos mais importantes a ter em mente e também um dos muito sinais de que seu site precisa de uma reformulação e revitalização.
Muitos sites contêm informações valiosas sobre seus clientes, tornando essencial garantir que seu site seja o mais seguro possível para preservar os dados.
Sites mais antigos podem apresentar maiores riscos de segurança porque não são atualizados com os padrões de codificação e patches de segurança mais recentes como o certificado SSL. Uma revisão do site pode ser sua melhor opção se a segurança das informações estiver em risco.
5. Seu site está lento
A velocidade com que seu site carrega pode afetar significativamente seus negócios. Estudos recentes mostraram que cerca de 40% dos consumidores online abandonam um site que leva mais de três segundos para carregar. Isso pode afetar a experiência do usuário e as conversões do site. Além disso, tempos de carregamento lentos afetarão negativamente as classificações dos mecanismos de pesquisa.
Verificar periodicamente a velocidade do seu site pode evitar rejeições à sua página. Para testar a velocidade do seu site você pode utilizar as ferramentas de métricas do Google. Cuidado com um site tartaruga, é dos mais claros sinais de que seu site precisa de uma reformulação e revitalização.
6. Seu site tem uma experiência de usuário ruim
A experiência do usuário (UX) é fundamental para ter um site de sucesso. Para fornecer uma ótima experiência, o seu site precisa ter uma navegação fácil, conteúdo valioso e envolvente e frases atrativas. Além de um layout clean, agradável e elementos personalizados com a identidade visual da sua marca.
7. Seu site é antigo
Sabe aquele site quadrado com cara de que foi desenvolvido em 1980? Não precisa nem falar de que é um dos mais evidentes sinais de que seu site precisa de uma reformulação e revitalização urgente.
Os clientes costumam perguntar: “Com que frequência você deve reformular o site”? Uma boa regra seria de três a cinco anos. Porque? Porque a tecnologia muda rapidamente, junto com as melhores práticas de design, estratégias de otimização de mecanismo de busca (SEO) e opções de funcionalidade.
Se o seu site tiver mais de cinco anos, provavelmente é hora de começar a pensar em uma reformulação. Assim você pode ver que a revitalização ou atualização do site com o impacto que uma reformulação completa pode fazer pela sua empresa.
Conclusão: Sinais de que seu site precisa de uma reformulação e revitalização!
Há muitas coisas a serem vistas ao considerar se é hora de reformular e revitalizar seu site. Se ao ler os sinais que listamos acima, você começou a pensar: “Sim! Isso descreve meu site”, não se preocupe, podemos ajudar! Entre em contato para elevar seu site a outro patamar e expandir seus negócios.