Como o Yoga pode aumentar sua motivação e produtividade no trabalho

Em média, passamos 8 horas no trabalho, às vezes fazendo hora extra. Então, voltamos para casa e continuamos nossa rotina, preparando o jantar, fazendo lição de casa com as crianças e continuamos por dentro.

Com tanta coisa acontecendo, temos cada vez menos tempo para cuidar de nós mesmos. Na verdade, o ciclo trabalho-casa começa a parecer uma espiral descendente com o tempo, resultando em mais estresse, perda de motivação e produtividade.

Ao longo dos anos, cada vez mais pessoas começaram a praticar yoga, seja como atividade física principal ou em complemento a outras atividades como ir à academia ou fazer pilates.

Aqui estão algumas dicas para aproveitar ao máximo essa pose:

  • Desafie-se fazendo essa postura com os olhos fechados. Desta forma conseguirá encontrar o equilíbrio sem prestar atenção ao ambiente exterior, ajudando-o a concentrar-se melhor, compre um kit tapete yoga para conseguir realizar seus exercícios com melhor performance.
  • Para iniciantes: você pode melhorar seu equilíbrio ficando com os pés ligeiramente afastados.
  • Você pode posicionar seus braços como achar melhor. Uma maneira comum é levantá-los para cima para alongar todo o corpo.

Encontrar o equilíbrio e se sentir mais focado. Além de permitir que você alongue o corpo e sinta o equilíbrio, também é bom para o sistema digestivo, ajudando a trabalhar os músculos do estômago.

Existem diferentes variações dessa pose. Descobri que as seguintes abordagens funcionaram melhor para o meu corpo:

  • Inclinar-se lentamente para trás ajuda a alongar gradualmente o corpo e não machucar os músculos.
  • A técnica correta de respiração é crucial ao empurrar seu corpo acima da cintura para fora e para cima.
  • É melhor fazer essa postura em duas abordagens, mantendo a posição por no máximo 30 segundos.

Enquanto Ustrasana é recomendado como a melhor postura para acordar seu corpo, Tadasana também funciona bem antes de dormir, ajudando seu corpo a desestressar.

Lua crescente sentada e pose de pombo-cadeira durante o trabalho

Durante o trabalho, muitas vezes você pode se sentir improdutivo e desmotivado, especialmente depois de ficar sentado atrás de sua mesa por várias horas. Descobri que algumas poses de ioga podem ser muito úteis para mudar seu foco e trazer de volta a motivação.

Normalmente começo minha rotina de ioga no trabalho com uma pose de lua crescente sentada. Esta é uma pose de alongamento para os músculos da coluna e do pescoço. Como isso ajuda na motivação e na produtividade?

  • Você deve prestar atenção a cada passo dessa postura, pois pode esticar os músculos do pescoço. Assim, você traz de volta o foco prestando muita atenção ao seu corpo.
  • Essa postura exige que você siga uma técnica de respiração. Exalar e inalar corretamente o ajudará a se sentir mais energizado, pois você lentamente ajuda seu corpo a desestressar.

Para terminar minha breve sessão de ioga no trabalho, costumo fazer uma pose de pombo-cadeira. Embora muitas vezes seja recomendado para idosos para evitar que machuquem os músculos, essa postura é perfeita para fazer em sua mesa (além disso, você não quer atrair atenção desnecessária).

Está provado que praticar ioga é um bom método para aumentar sua motivação e produtividade, se você praticar com persistência. Descobri que sessões regulares de ioga são eficazes para quem quer se sentir mais focado e motivado, ao mesmo tempo em que ajuda a cuidar do corpo.