Por que as personas do comprador são importantes?
Criar personas de clientes é parte fundamental da sua estratégia de marketing , mas por quê?
Aqui estão três razões pelas quais você precisa criar personas de comprador:
1. As personas do cliente ajudam você a oferecer uma experiência de marketing personalizada
Os clientes podem escolher com quais empresas eles interagem na web. Existem dezenas de empresas competindo por sua atenção, o que significa que toda empresa precisa criar mensagens de marketing que ressoem com esse público.
Essas personas ajudam você a criar mensagens que envolvem seu público. Essas personas informam quem está em seu público e o que é importante para eles, para que você possa fornecer materiais de marketing que chamem a atenção deles e os envolvam.
2. As personas do cliente ajudam você a desperdiçar menos dinheiro em marketing
A última coisa que você quer fazer é desperdiçar valiosos dólares de marketing tentando alcançar pessoas que não estão interessadas em seus produtos ou serviços. Pense assim: você desperdiçaria muito dinheiro em marketing tentando promover seus produtos de carne para um vegano.
Com as personas do cliente, você não desperdiça dinheiro em marketing visando as pessoas erradas ou promovendo os produtos errados para seus clientes ideais. Você sabe quem eles são, do que gostam e o que mais importa para eles. Ele permite que você forneça mensagens de marketing mais eficazes, levando a um aumento de leads para o seu negócio.
3. As personas do cliente ajudam você a ganhar mais vendas
Criar personas de comprador ajuda a aumentar suas vendas porque você segmenta as pessoas mais interessadas no que você oferece. As personas do comprador informam quem deseja comprar seu produto ou usar seus serviços. Quando você sabe quem são seus clientes e o que os motiva, você pode fornecer materiais de marketing que ressoem com eles.
Como resultado, você entregou experiências mais personalizadas que resultam em aumento de conversões e vendas para sua empresa.
Como criar uma persona de comprador em 3 etapas fáceis
Pronto para começar a criar personas de comprador? Veja como criar uma persona de comprador em três etapas simples:
1. Documentar informações demográficas
O primeiro passo para criar personas de clientes é documentar informações demográficas . Quando você conhece a demografia do seu público ideal, você tem uma ideia melhor de quem provavelmente se tornará um cliente ou cliente.
Você pode obter informações demográficas observando seus clientes atuais. Você vai querer documentar informações como:
- Era
- Gênero
- Ocupação
- Status socioeconômico
- Situação familiar
- E mais
Você também pode usar o Google Analytics para ajudar a restringir o foco de suas personas de comprador. Você pode encontrar informações acessando a guia Audiência e selecionando Audiências . Nessa categoria, você verá um detalhamento de diferentes informações sobre seu público.
Aqui você pode ver informações demográficas, interesses do público e muito mais!
2. Identifique pontos de dor e motivações
O próximo passo na criação de uma buyer persona é pensar nos pontos problemáticos e nas motivações do seu público.
Os pontos problemáticos são os problemas que seus clientes enfrentam atualmente. É a principal razão pela qual eles procuram seus produtos ou serviços: eles precisam de uma solução para seus problemas. Identificar esses pontos problemáticos ajuda você a entender melhor por que as pessoas o procuram e como você fornece uma solução para o problema delas.
Saber essas informações ajuda você a criar personas de clientes mais atraentes. Você pode entender o que leva pessoas específicas a procurá-lo, para saber como comercializar para esses pontos problemáticos.
Além disso, você também deve analisar a motivação do público. O que motiva seu público a buscar e escolher soluções? Grande parte da motivação pode vir dos pontos problemáticos, mas outros fatores, como orçamento e tempo, podem influenciar as decisões.
3. Entenda seu papel
Um componente-chave da criação de personas de comprador é entender onde você se encaixa na equação. Uma grande parte de motivar as pessoas a escolher seu produto ou serviço é entender como você pode ajudar. Como seu produto ou serviço fornece a solução que eles precisam?
Neste ponto, você vai querer pensar nos benefícios do seu produto ou serviço. Destacar os benefícios ajuda você a mostrar ao seu público por que você se encaixa bem e como você resolve seus pontos problemáticos.
Ele permite que você entenda quais benefícios são mais importantes para as pessoas do seu público, para que você possa fornecer as informações mais importantes para elas.