Pipeline de dados versus pipeline ETL: qual é a diferença?
Se você já ouviu falar de um pipeline ETL , pode pensar que é o mesmo que um pipeline de dados, mas os dois termos são diferentes. Vejamos algumas das principais diferenças entre um pipeline de dados e um pipeline ETL abaixo:
Pipeline ETL
O pipeline ETL significa “extrair, transformar e carregar” e é um tipo específico de pipeline de dados. Em outras palavras, você pode pensar em pipelines ETL como uma subcategoria de pipelines de dados.
Com um pipeline ETL, você pode extrair dados de uma fonte, transformá-los e carregá-los em outro destino, como um data warehouse.
A maior diferença entre um pipeline ETL e um pipeline de dados é que os pipelines ETL transformam seus dados mais do que um pipeline de dados. Por exemplo, você pode usar pipelines de ETL para transformar seus dados para alinhá-los com suas metas de negócios, como combinar métricas específicas para facilitar a análise de seus dados.
Além disso, os pipelines ETL normalmente transferem seus dados em horários definidos quando o tráfego de rede fica mais lento, em vez de em tempo real. Isso significa que seus dados serão transferidos em intervalos regulares em vez de continuamente.
Pipeline de dados
Assim como um pipeline ETL, um pipeline de dados permite que você obtenha dados de uma fonte e os transfira para outra.
Embora alguns pipelines de dados possam transformar e processar seus dados, isso nem sempre é uma característica de todos os pipelines de dados, enquanto todos os pipelines ETL transformam seus dados.
Os pipelines de dados estão sempre funcionando, o que significa que eles podem transferir seus dados em tempo real. Como resultado, você pode usar um pipeline de dados para atualizar seus dados continuamente.
Por que usar um pipeline de dados?
Então, por que usar um pipeline de dados? Hoje, mais empresas aproveitam o poder dos dados para criar estratégias de marketing eficazes que as ajudam a se destacar de seus concorrentes e gerar mais receita. As probabilidades são de que, se você não estiver usando dados para informar suas campanhas, seus concorrentes provavelmente estarão.
Os pipelines de dados ajudam você a organizar e gerenciar dados e informações essenciais sobre suas estratégias de marketing , clientes, leads e muito mais para sua empresa de tradução de texto ou de outro ramo.
Sem um pipeline de dados, seus dados não serão armazenados ou organizados em um local central. Se você não mantiver seus dados no mesmo lugar, será desafiador e demorado analisar seus dados e identificar tendências e insights acionáveis.
Ao usar um pipeline de dados, você pode transferir facilmente seus dados entre várias fontes e combiná-los em um local central para que possa analisá-los e interpretá-los posteriormente. Você pode então usar seus insights para informar suas estratégias de marketing.
Por exemplo, você pode notar que a maioria de seus leads vem de seus anúncios de pagamento por clique (PPC) . Como resultado, você pode usar esse insight para otimizar sua campanha de PPC para gerar mais tráfego na web e leads para sua empresa.
O que é um pipeline de dados? Vamos recapitular
Essas foram muitas informações que analisamos neste guia de pipeline de dados. Vamos recapitular tudo o que você acabou de aprender:
- Um pipeline de dados é um conjunto de operações projetadas para mover automaticamente dados de uma ou mais origens para um destino de destino
- Você pode usar um pipeline de dados para transferir dados de uma fonte, como uma plataforma de CRM, para outro destino, como um data warehouse.
- Os três estágios do pipeline de dados são: Origem, processamento e destino
- A maior diferença entre um pipeline de dados e um pipeline ETL é que os pipelines ETL transformam seus dados de uma maneira que facilita a análise e transfere apenas seus dados para outro destino durante intervalos programados
- Os pipelines de dados podem ajudá-lo a rastrear, organizar e gerenciar seus dados para ajudá-lo a identificar insights acionáveis para informar suas estratégias de marketing