O que é uma taxa de conversão de comércio eletrônico?
Se você não está familiarizado com o termo “conversão”, provavelmente está confuso, pois usei muito essa palavra na última seção. Basicamente, uma conversão pode descrever qualquer ação desejada realizada por seus clientes.
Portanto, no caso do seu site de comércio eletrônico, isso pode ser uma compra.
Outras conversões comuns incluem um usuário adicionando um produto ao carrinho ou lista de desejos, inscrições para e-mails ou boletins informativos, compartilhamentos nas mídias sociais, ou, na verdade, qualquer outro indicador chave de desempenho (KPI) que sua empresa considere valioso.
A taxa de conversão de comércio eletrônico mede a porcentagem de visitantes do site de comércio eletrônico que realizam a ação desejada. Você calcula isso dividindo o total de conversões pelo número total de visitantes do seu site. Para obter uma porcentagem, basta multiplicar esse número por 100.
O que é uma boa taxa de conversão de comércio eletrônico?
Em média, as taxas de conversão de comércio eletrônico podem ficar em torno de 1,84% , com alguma variação, é claro. Embora esse número possa parecer pequeno, ele pode gerar fontes significativas de receita para sua empresa, especialmente se você tomar medidas para aumentá-lo .
Falando em como aumentar sua taxa de conversão de comércio eletrônico, temos algumas de nossas dicas e truques a seguir.
3 dicas de otimização de conversão de comércio eletrônico
1. Informe aos clientes que sua loja de comércio eletrônico é segura
Embora as compras online continuem a aumentar em popularidade, algumas pessoas podem estar cautelosas com a potencial falta de segurança de dados nas lojas online.
Garanta a seus clientes que seus dados estão seguros exibindo crachás de segurança de dados (se você os tiver) ou até mesmo dicas visuais para opções seguras de pagamento com cartão de crédito que sua loja de comércio eletrônico oferece.
2. Teste sua experiência de checkout de comércio eletrônico
Quando você deseja que os usuários convertam , você precisa garantir que seu processo de checkout seja contínuo, rápido e simples de navegar.
Direções claras, opções de preenchimento automático, várias opções de pagamento são alguns dos ótimos recursos a serem empregados em seu processo de checkout.
Outro ótimo recurso para testar são as barras de progresso. Ajude os usuários a identificar onde estão no processo de checkout usando as barras de progresso. Esses itens ajudarão a orientar os compradores na finalização da compra e fornecerão uma experiência holística melhor para eles em seu site.
3. Verifique se os botões “adicionar ao carrinho” e “finalizar compra” se destacam
Não faça com que os usuários pesquisem como podem adicionar um item ao carrinho ou iniciar o processo de checkout.
Certifique-se de que esses botões se destaquem em sua página, seja em tamanho, cor, fonte ou todos os três. Você pode até ajustar o posicionamento do botão para um local mais proeminente.
Algo tão simples quanto o texto que você usa com o botão do carrinho pode fazer uma grande diferença nas suas conversões de comércio eletrônico. Se as pessoas não responderem a “Adicionar ao carrinho” ou “Finalizar compra”, aprimore com uma frase como “Compre meus itens” ou “Estou pronto para comprar”. Não custa nada fazer um teste!
Você sempre pode voltar ao projeto original se o teste não sair conforme o planejado.