O que é modelagem de mix de marketing?
Os modelos de mix de marketing são um tipo de ferramenta de análise usada para medir o impacto de diferentes fatores de marketing nos resultados impulsionados por suas campanhas. Em outras palavras, o MMM é algo que você usa para descobrir quais fatores afetam seus resultados de marketing e quanto impacto cada um deles teve.
A matemática envolvida nesses modelos é complicada, então não vamos entrar nisso. No entanto, falaremos sobre alguns dos fatores considerados nesses modelos, bem como o processo básico de criação de um.
Fatores considerados nos modelos de mix de marketing
Existem algumas categorias diferentes de fatores de marketing que você considera nos modelos de mix de marketing. Aqui estão os fatores determinantes:
1. Drivers básicos
Os drivers básicos são fatores que existem fora de seus esforços de marketing ativos. Eles incluem aspectos como demanda do produto, valor da marca e sazonalidade.
Então, digamos que você esteja vendendo um item relacionado ao Natal. Se esse item for bem em dezembro, você pode inferir que as vendas altas se devem em grande parte ao fato de ser a época do Natal. Esse fator se qualificaria como um driver básico, uma vez que existia independentemente do seu marketing.
As variáveis de base estão presentes mesmo se você não estiver comercializando seu negócio. Se você adicionou um produto à sua loja e não o comercializou, os fatores básicos impulsionariam qualquer compra desse item.
2. Drivers incrementais
Drivers incrementais são fatores produzidos diretamente por seus esforços de marketing. Qualquer coisa que você faça com seu marketing que incentive as pessoas a comprar de você conta como um impulsionador incremental.
Você pode se beneficiar dividindo essa categoria um pouco mais. Em vez de analisar o impacto de seus esforços de marketing como um todo, é bom analisar separadamente o impacto do marketing no topo do funil , no meio do funil e no fundo do funil.
Ou seja, se você vende um produto, quanto dessa venda você pode creditar aos seus esforços de reconhecimento da marca versus suas campanhas de fundo de funil? Se alguém comprou seu produto depois de ler um post de blog e uma página de produto em seu site, quanto crédito você dá a cada página?
3. Outros motoristas
Por fim, os demais fatores se enquadram na categoria “Outros”. Muitas vezes, os fatores nesta categoria analisam elementos de marketing sobrepostos ou conflitantes.
Os dois melhores exemplos de fatores nesta categoria são concorrentes e canibalização. Seus concorrentes estão constantemente executando seus próprios esforços de marketing. Mesmo que seu marketing para sua empresa de motoboy ou de outro ramo seja de primeira linha, você ainda pode perder vendas se o marketing de seus concorrentes for melhor.
Da mesma forma, se você oferecer vários produtos com funções semelhantes, os usuários não comprarão os dois. Isso significa que, se alguém optar por comprar o Produto A, evitará comprar o Produto B, levando à canibalização. Assim, você pode se ver competindo com seus próprios produtos, o que afeta as vendas.
Etapas para usar um modelo de mix de mercado
Agora que analisamos os tipos de fatores que você analisará em sua modelagem de mix de marketing, vejamos (em termos gerais) como proceder nesse processo.
Aqui está um breve guia passo a passo:
1. Colete seus fatores de marketing
O primeiro passo para criar modelos de mix de marketing é reunir todos os seus fatores potenciais. Acabamos de abordar os tipos de fatores que você deseja analisar, para que você possa usá-los como referência para esta parte do processo.
Considere todos os fatores potenciais que podem afetar suas vendas, prestando atenção às três categorias listadas acima. Em seguida, liste-os para saber o que incluir em sua modelagem durante a etapa seguinte.
2. Modele seu desempenho de marketing
Com seus fatores de marketing listados, é hora de começar a construir seu modelo. Esta é facilmente a etapa mais envolvida no processo, portanto, espere passar bastante tempo aqui.
Para esta etapa, você cria estimativas de quanto cada fator contribui para o seu marketing. Você desenvolve fórmulas e executa números para descobrir os fatores mais influentes.
Como essa etapa envolve matemática detalhada, você pode considerar a contratação de uma equipe de profissionais para ajudá-lo. Ao final desta etapa, você deve ter um modelo de mix de mercado em funcionamento.
3. Analise seus resultados
Agora que você terminou de criar seu MMM, é hora de começar a analisá-lo. Este é um passo vital, sem ele, seu modelo não o beneficiará! Criar seu MMM ajuda você a aprender com ele para tomar melhores decisões de negócios.
Procure por todos os padrões que você vê. Por exemplo, você pode descobrir que os fatores mais fortes são os direcionadores básicos, enquanto todos os direcionadores incrementais têm um impacto bastante baixo. Isso indica que seu marketing precisa de melhorias e reotimização.
4. Otimize suas campanhas
Começando pelo último ponto, a etapa final da modelagem do mix de marketing é reotimizar seus esforços de marketing com base em suas descobertas. Tudo o que você aprendeu com o modelo, pegue esse conhecimento e use-o para melhorar seu marketing. Talvez haja uma campanha específica que pareça ter um impacto baixo, ou talvez seu marketing de fundo de funil não esteja fazendo tanto quanto você esperava. Ao saber disso, você pode começar a trabalhar em seu marketing para melhorar essas coisas e gerar mais receita no futuro.