Exemplos de login social
Vejamos alguns exemplos do mundo real de aplicativos da web usando login social.
Exemplo 1: Pinterest
O quadro de imagens sociais oferece aos usuários a opção de se inscrever e conectar sua conta do Pinterest ao Facebook.
O Pinterest, com permissão, pode postar nas linhas do tempo de seus usuários no Facebook, dando ao seu produto mais exposição e possivelmente mais inscrições de amigos de seus usuários.
Exemplo 2: StumbleUpon
A opção de login social do StumbleUpon (SU) é um exemplo de como os logins sociais podem facilitar o processo de integração para as pessoas. Inscrever-se usando uma conta do Facebook requer menos esforço em comparação com a opção de inscrição por e-mail da SU, que solicita que os usuários preencham 8 campos de entrada: nome, e-mail, nome de usuário, senha, data de nascimento, sexo e data de nascimento.
A maioria dessas informações pode ser obtida do perfil do Facebook de uma pessoa, se ela já os tiver lá, e seu nome de usuário SU pode ser sugerido automaticamente com base em seu ID do Facebook.
Exemplo 3: Canva
O Canva é um aplicativo de colaboração de design. A natureza social da colaboração baseada na web torna o login no Facebook uma opção lógica.
Além disso, como o Canva é relativamente novo ( lançado há 6 meses), as pessoas que confiam no Facebook com suas credenciais de nome de usuário/senha mais do que o novo aplicativo podem ser mais compelidas a se inscrever.
Exemplo 4: RunKeeper
Muitos estudos mostram que o apoio social tem benefícios de saúde/fitness. Essa pode ser uma boa ideia para o RunKeeper, um aplicativo móvel para rastrear suas atividades de corrida, dar aos usuários a opção de fazer login e conectar suas contas às redes do Facebook e Google+.
A publicação do progresso e das atividades nas redes sociais pode ser um meio de incentivo social, motivação e apoio para os corredores que usam o aplicativo.
Exemplo 5: Carma
O Karma é um hotspot WiFi de bolso que permite que as pessoas ao seu redor se conectem e compartilhem sua conexão de Internet sem fio. Os usuários do Karma que usam o login social do Facebook permitem que a empresa armazene e use os dados do perfil do Facebook da pessoa (foto, endereço de e-mail, ID do Facebook).
Com permissão opt-in, os aplicativos da web podem usar informações provenientes de contas de mídia social para preencher automaticamente as informações da conta do usuário para que a pessoa não precise, por exemplo, carregar manualmente uma foto ou inserir seu endereço de e-mail. Mas quando eles foram lançados, as avaliações dos primeiros usuários e sites de notícias de tecnologia como TechCrunch e Gizmodo criticaram a exigência de autenticação do Facebook como condição para usar o Karma. Então, agora, o login social do Facebook é uma opção no Karma, mas não um requisito.
Isso nos indica uma prática recomendada: dê aos usuários a opção de conectar ou não a rede social ao seu aplicativo.
Exemplo 6: Airbnb
No Airbnb, os usuários que conectam sua conta do Airbnb à sua conta do Facebook obtêm privilégios adicionais em comparação com aqueles que não o fazem. Os benefícios incluem confiança, segurança e verificação adicionais, o que é necessário para reserva ou hospedagem em alguns casos.