Como melhorar a visualização de dados com as leis da Gestalt
As pessoas adoram ordem. Adoramos dar sentido ao mundo ao nosso redor. A afinidade da mente humana para dar sentido aos objetos que vê pode ser explicada em uma teoria chamada psicologia da Gestalt. A psicologia da Gestalt, também conhecida como gestaltismo , é um conjunto de leis que explica como percebemos ou intuimos padrões e conclusões das coisas que vemos.
Essas leis podem ajudar os designers a produzir designs melhores. Por exemplo:
- As leis da Gestalt podem nos ajudar a alcançar uma melhor hierarquia visual
- As leis da Gestalt podem nos ajudar a conceituar uma boa simetria em nossos projetos
- As leis da Gestalt podem melhorar nossos designs de hiperlink
- As leis da Gestalt podem até nos ajudar a ensinar web design para estudantes
Neste guia, falaremos sobre como aplicar os princípios da Gestalt para criar melhores gráficos, gráficos e gráficos de visualização de dados. Para dicas de implementação mais amplas das leis da Gestalt, leia Princípios da Gestalt Aplicados ao Design .
Introdução
As leis da Gestalt têm origem no campo da psicologia.
Hoje, no entanto, esse conjunto de leis encontra relevância em uma infinidade de disciplinas e indústrias, como design, linguística, musicologia, arquitetura, comunicação visual e muito mais. Essas leis nos fornecem uma estrutura para explicar como funciona a percepção humana. Compreender e aplicar essas leis no âmbito de gráficos e visualização de dados pode ajudar nossos usuários a identificar padrões que importam, de forma rápida e eficiente.
Nenhuma das leis da Gestalt funciona isoladamente e, em qualquer cenário, você pode encontrar a interação de duas ou mais dessas leis. Vamos abordar algumas das leis da Gestalt que são relevantes para melhorar os gráficos de visualização de dados.
Lei da Gestalt de Prägnanz
A lei de Prägnanz é a lei central da Gestalt. Prägnanz é uma palavra alemã que significa “concisão”. Pithiness é o ato de ser conciso e cheio de significado/substância.
A lei de Prägnanz afirma que o cérebro humano ama a simplicidade e tende a processar padrões simples – padrões regulares, uniformes e ordenados – mais rapidamente do que padrões mais complexos. Digamos que você queira identificar o melhor desempenho do trimestre em um gráfico de “Vendas por vendedor”.
Lição: Organize os dados de forma lógica e sistemática em cada oportunidade.
Lei da Continuidade da Gestalt
A lei da continuidade afirma que nossos olhos agrupam instintivamente as coisas que estão alinhadas umas com as outras. Vamos voltar ao nosso exemplo de gráfico “Vendas por Vendedor”.
Lição: Alinhe os elementos linearmente para facilitar a comparação de diferentes itens que estão em um agrupamento relacionado.
Lei da Semelhança da Gestalt
Esta lei da Gestalt teoriza que objetos com características semelhantes, cores semelhantes, formas semelhantes, tamanhos semelhantes, orientação semelhante, etc., são percebidos como um grupo. Vamos ver como podemos aplicar isso ao nosso exemplo de gráfico “Vendas por vendedor”. Podemos encontrar o melhor desempenho usando o primeiro gráfico facilmente porque usamos as leis de Prägnanz e Continuidade.
No entanto, podemos melhorar um pouco mais o design usando a lei da Gestalt da Similaridade. No gráfico à direita, fizemos os gráficos de barras da mesma cor – todos eles são da mesma cor azul claro. Dar-lhes a mesma cor remove a carga cognitiva adicional imposta pelo uso disruptivo de cores variadas no gráfico à esquerda e torna muito mais fácil comparar e encontrar pontos de interesse.
Lição: Use características e atributos semelhantes (cor, tamanho, forma etc.) para estabelecer relacionamentos entre objetos e reforçar agrupamentos.