4 dicas de otimização de conversão de comércio eletrônico
A beleza da otimização da taxa de conversão de comércio eletrônico é que, ao experimentar diferentes táticas em seu site, você pode transformar mais pessoas que já estão lá em leads e clientes . Eles já estão interessados o suficiente para estar no seu site, então você precisa dar um empurrãozinho na direção certa.
Você deve ter notado que eu disse “experimentar táticas diferentes”, também conhecido como teste.
A base da otimização da taxa de conversão para qualquer setor é o teste A/B . Portanto, quando você deseja fazer alterações em seu site, é melhor comparar o desempenho de sua página original com a recém-otimizada. Qualquer página que se sair melhor permanece.
Você pode aprender mais sobre testes A/B assistindo ao nosso vídeo sobre o assunto.
Ok, deixe-me sair da minha caixa de sabão e chegar às dicas que você esperou tão pacientemente.
1. Acompanhe dados precisos
Para melhorar as taxas de conversão , você precisa entender a situação atual da sua empresa. Isso exigirá a configuração de uma conta do Google Analytics , se você ainda não tiver uma, e a inserção das conversões que deseja acompanhar, como compras on-line ou adições ao carrinho.
O GA também ajudará sua empresa a entender como os visitantes encontram seu site, quanto tempo permanecem em seu site, de onde são, quais navegadores e dispositivos normalmente usam, bem como quantos usuários acabam convertendo.
Além disso, três ferramentas realmente ótimas para aprender como as pessoas interagem com seu site são Hotjar, Google Optimize e Userlytics.
O Hotjar oferece acesso a mapas de calor e gravações de sessões de usuários em seu site, para que você tenha uma representação visual de como as pessoas se comportam em suas páginas.
O Google Optimize é uma ferramenta de teste A/B que divide os visitantes do seu site em grupos para visualizar diferentes versões de suas páginas.
Você pode comparar o que tem melhor desempenho em um determinado período de tempo.
Pense no Userlytics como um grupo de foco on-line muito grande, onde você pode dar às pessoas determinadas tarefas e fazer com que elas deixem comentários sobre seu site.
Todas essas informações são importantes para entender como você pode adaptar a otimização da taxa de conversão de comércio eletrônico às necessidades dos usuários do seu site.
2. Use imagens e vídeos de alta qualidade
Mostre o que você tem oferecendo aos usuários imagens e vídeos de alto nível dos itens que você vende.
As pessoas não podem interagir exatamente com seus produtos (ou testemunhar você realizando seus serviços) enquanto estão em casa. Seu site deve fornecer uma janela para o que eles verão quando o pedido chegar.
Seja um close-up de decorações de parede ou um vídeo explicativo orientando os usuários pelos seus serviços de lavagem de alta pressão, você poderá fornecer aos visitantes do site uma melhor compreensão do valor da sua empresa por meio de multimídia.
3. Forneça descrições detalhadas do produto
Novamente, os usuários não podem ver os itens pessoalmente ao fazer compras online. Dê a eles todas as informações específicas que puder para ajudá-los a tomar uma decisão informada.
Caso contrário, as descrições de seus produtos serão muito vagas para atrair um usuário a comprar, levando a menos conversões no site.
4. Indique claramente suas propostas de venda exclusivas (USPs)
O que faz sua empresa, produto ou serviço se destacar de seus concorrentes? Por que um usuário deve comprar de você? Deixe esses USPs claros para o seu usuário, eles podem ser apenas o fator decisivo para eles comprarem seu produto ou serviço. Adicione USPs às descrições de seus produtos, títulos de página ou botões. Seja criativo e experimente diferentes opções até encontrar as que funcionam.